Constituição

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos, foi constituida em 2 de abril de 1927, por Severo Batista Cruz de Moraes (Presidente e Comandante), Frederico João Amorim Garcia (Tesoureiro – substituído por doença de que veio a falecer pouto tempo depois, por seu irmão Manuel Maria Amorim Garcia) e Francisco José Ferreira de Moraes (Secretário), elementos da Comissão Instaladora (“Comissão Organizadora” como se referia à data), com sede na Rua Direita, Concelho e Vila de Óbidos.

Acta n.º 1

“Em dois de abril do ano de 1927, mil novecentos e vinte e sete, n 'esta Vila de Óbidos e sala das sessões da futura corporação dos bombeiros voluntários, onde se achavam presentes Severo Batista Cruz de Moraes, Frederico João Amorim Garcia e Francisco José Ferreira de Moraes, resolveram o seguinte: Visto em Óbidos haver algum material de incêndios de cuja conservação está encarregada uma Comissão e bem assim de formar uma Corporação de Bombeiros, Comissão que tomou conta do material no ano de mil novecentos e vinte e estamos em mil novecentos e vinte e sete e ainda não tratou de nenhum dos assuntos de que foi encarregada visto até hoje não formar a Corporação e o material existente estar n'um estado de abandono que chega a ser inacreditável e constando até que as rendas da casa onde se encontra-o referido material são pagas por um só membro da Comissão o qual exige o ser embolsado das importâncias que por elle foram dispendidas. Achando os signatários d' esta da máxima conveniência para os habitantes da Vila de Óbidos, Casais e Quintas e até para todos os lugares das freguesias do Concelho a formação de uma Corporação de Bombeiros congénere às existentes em quase todos os Concelhos do País, resolveram os dois primeiros signatários oficiarem à referida Comissão para que lhe seja entregue o material de incêndios existente em seu poder, para assim com mais facilidade fundarem a Corporação de Bombeiros que a referida Comissão até hoje não fundou e que tanta falta se vem notando n'esta Vila que embora seja uma das mais antigas de Portugal tem sempre diligenciado acompanhar o progresso do seu Paiz. E como o terceiro cidadão acima indicado foi convidado para secretario da futura Comissão, vamos assinar por nada mais termos deliberado. E eu secretario a escrevi e assino.”

Fonte: “Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos – 1927/2007 - 80 Anos a Servir o Concelho”; Garcia, Dr. Frederico

2017-07-24 16:26
RISCOS MISTOS Incêndios Rurais Povoamento Florestal
Freguesia: VÁRZEA DOS CAVALEIROS